sábado, 28 de agosto de 2010

Dia do Soldado

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva –Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. Para lembrar essa data, a turma do Maternal II, confeccionou chapéus e fizeram um passeio pelo C.E.I, cantando e marchando.




Folclore

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, que se transmitem através de lendas, contos, canções, danças, brincadeiras infantis, mitos e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. É comemorado no dia 22 de Agosto.O Maternal II trabalhou com o tema: Folclore, com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações culturais conhecendo assim, um pouco mais sobre a importância do folclore. Foram diversas atividades: Lendas, colagem, estórias, recorte, pinturas, canções, brincadeiras...
















A Casa da Imaginação

As Educadoras do Berçário I, Maristela e Ana Cristina trabalharam com o projeto: Uma Viagem a Casa da Imaginação, através da História " O Gatinho Roni". Com objetivo de desenvolver aptidão para ouvir, despertando o desejo para a leitura e estimular a sensibilidade tátil e visual. As crianças iniciaram as atividades ouvindo a História, em seguida manusearam o livro e gravuras do animal, tocaram objetos de diferentes texturas, pintaram a dobradura do gato com os pés e para finalizar receberam a visita de um gato.