terça-feira, 28 de setembro de 2010

ROTINA TURMINHA DO MATERNAL I




ENTRADA: Até a hora do café,as crianças ficam juntas,sendo ter turmas,Maternal I e II e Jardim.

CAFÉ DA MANHÃ: Uma rotina que faz parte do dia a dia,onde é conversado sobre a importância dessa alimentação.

HORA DA RODA: Ao voltarmos do café fizemos uma roda onde é conversado como estão, e colocados outros vários questionamentos, como se alguém fez algo diferente ou tem algo a contar, logo é cantada uma musica de bom dia,dando assim inicio ao nosso dia.

CALENDÁRIO DO TEMPO: As crianças observam o tempo, e de acordo como está é mudado a legenda do calendário.

AJUDANTE DO DIA: É escolhido um aluno de acordo com a chamadinha, para auxiliar a professora ao longo do dia.

ATIVIDADES: São realizadas atividades dirigidas para que os alunos desenvolvam e construam seus conhecimentos.

HORA DA FRUTA: Nessa hora é conversado com as crianças a importância, de se alimentar com frutas pelo valor nutritiva e saudável que as frutas possuem. Elas são servidas com diversos tipos de frutas que fazem parte do cardápio escolar.

ALMOÇO: Também é colocado a importância de uma alimentação saudável rica em verduras.

ESCOVAÇÃO: Uma atividade diária,onde é enfatizada a importância da higiene bucal.

SONINHO: Hora fundamental para as crianças principalmente aquelas que freqüentam a creche em período integral. É neste momento que as energias são carregadas.

MATERNAL I

TRABALHANDO O PROJETO COMO SOU

O projeto foi elaborado com a proposta de ampliar o conhecimento, dos alunos acerca do tema, COMO SOU: CONHECENDO-ME MELHOR. Possibilitando assim a construção de sua identidade, construção de vínculos afetivos, a identificação de membros da família e das partes do corpo.
Observou-se que alguns alunos ainda não conseguiram construir um vínculo de afetividade com os coleguinhas, alguns por não ter frequentado uma escola antes dessa forma ainda não conseguem dividir seus pertences de forma amistosa. Outros apresentam atitudes egocêntricas, se tornando muitas vezes agressivo em suas relações diárias.
A afetividade com os colegas e com a professora em sala de aula é fundamental para uma boa convivência e para o bom andamento do processo ensino-aprendizagem.
É de suma importância também, que a criança seja capaz de construir sua própria identidade e autonomia.
Pretendemos com este projeto desenvolver atividades, de forma lúdica, abrangendo aspectos que contribuam para uma educação afetiva em sala e que o aluno seja capaz de compreender a importância da afetividade com seus coleguinhas, e também a importância de mudanças de hábitos para melhor vínculo afetivos com o próximo.
Serão envolvidos neste projeto os alunos da turma do maternal I, professora e os demais membros da comunidade escolar.



DIAGNÓSTICO MATERNAL I




A Turminha do Maternal I é muito esperta e divertida, em nossa salinha temos 15 crianças sete meninas e nove meninos.
A maioria deles adaptaram-se rapidamente, outros levaram um pouco mais de tempo. Hoje é muito bom! Todos estão integrados ao ambiente escolar.
São crianças muito inteligentes, gostam de fazer as terefinhas propostas, alguns se disperçam no decorrer das atividades, questionam, mas interagem até o final.
Alguns deles ainda não possuem linguagem totalmente definida, mas muitos já conseguem se expressar de forma declarada. Assim, muitas vezes sua comunicação, alegria e emoções, são observadas por meio de gestos e atitudes que eles mesmos realizam.
Gostam de ouvir histórias, principalmente quando é contado com imagens ou fantoches o que faz prender suas atenções. Também são admiradores de musicas. Em nossa rotina diária é comum utilizarmos muitas musicas, sendo que alguns se destacam cantalorando o tempo todo, até mesmo musicas populares como sertanejas e temas de novela.
A relação professor-aluno tem sido muito produtiva, conseguimos entrar em acordo, até mesmo na construção das regrinhas da sala, que foi construída conjuntamente.
Procuro estar passando segurança e muito carinho,pois pelo fato de serem ainda tão pequenos e dependentes eles precisam desse amparo.
Muitas crianças já possuem autonomia, para ir ao banheiro, e vesti-se, porém necessitam de auxilio para colocar os calçados. Em seus hábitos de higiene, são auxiliados também, sendo que alguns ainda precisam de ajuda para esses cuidados.
Os pais em geral, são dedicados, questionam e se preocupam bastante, o que é normal sendo seus filhos ainda tão pequenos.
No decorrer das atividades, procuro possibilitar que eles participem,para que desenvolvam sua autonomia e habilidade, As vezes contamos com situações inesperadas,já que estão envolvidos nesse processo.
O que esperamos é que nosso trabalho esse ano, seja com muito sucesso para todos envolvidos nesta comunidade escolar.

TURMINHA DO MATERNAL I




Iniciamos nossas atividades no CEI Cantinho da Alegria, neste tempo trabalhamos um longo período de adaptação, pois tudo era muito novo para as crianças e para nós,
Todas as profissionais da creche eram novas, então, desenvolvemos um projeto de Adaptação com o intuito de proporcionar para as crianças uma boa acolhida facilitando melhor interação, garantindo trocas e visando o bem estar deles.
O projeto de adaptação foi rico em músicas, brincadeiras, filmes, histórias, atividades pedagógicas como modelagem recorte e colagem.
Nosso objetivo principal era usar uma metodologia variada que atraísse o interesse das crianças em estar na escola, e isso foi sendo a medida que as crianças mostraram interesse nas rotinas diárias da creche.
Trouxemos pra escola uma mascote, que foi um “pintinho” aproveitando o entusiasmo das crianças para trabalhar o ciclo de criação do famoso “có có” como eles mesmos chamavam, este interesse partiu da curiosidade das crianças em saber mexerem e pegar os pintinhos que tinha num quintal de uma casa nos fundos da escola Cantinho da alegria.
Todos os dias ao levarmos as crianças para o parque eles se se encostavam à cerca e ficavam eufóricos observando as galinhas no terreiro da vizinha.
Começamos então a trabalhar a música Meu Pintinho Amarelinho, logo trabalhamos todo o ciclo de criação do pintinho, enfatizando suas características principais e aproveitando o ensejo para trabalhar a afetividade e o cuidado com os animais e com as crianças.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Literatura Infantil

É de grande importância o momento da leitura, resgatar a literatura infantil, promovendo a interação da criança com os livros de forma criativa e alegre. Além de ouvirmos belas histórias, contos, também aproveitamos para criar e recriar.....

Organizando a Sala

Na sala de aula construimos muitas regras para uma boa convivência, como também um bom desempenho da turma. Registramos aqui algumas fotos da turma organizando os materiais escolares. Nossa sala estava sem um lixeiro e logo juntos construimos um, veja só!!






















sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Festa da Família


O CEI Dra. Zilda Arns Neumann realizou nesta sexta-feira, 17 de setembro, a Festa da Família de 2010. Onde contou com a presença dos funcionários e pais. Com o tema principal:QUANDO NOS UNIMOS, ESCOLA E FAMÍLIA COLOCANDO NOSSOS DONS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS, A OBRA FICA MAIS PERFEITA, PRINCIPALMENTE SE TUDO FOR FEITO COM AMOR!