segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM ELO ENTRE A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A ESCOLA.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/24544/1/ADAPTACAO-NA-EDUCACAO-INFANTIL--------------/pagina1.html#ixzz1Dtj7s7yO

ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O processo de adaptação da criança à escola é um período muito delicado, pois envolve toda a comunidade escolar, ou seja, os pais, professores e demais funcionários da instituição na qual a criança está inserida. A separação afeta as crianças. Afeta os pais. Faz brotar sentimentos nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião excitante ou também uma ocasião agradável. Junto com aqueles que realmente estão encantados por estarem iniciando sua vida escolar, existem freqüentemente outras crianças chorando ou pais tensos e nervosos. (BALABAN, 1988: 24)
É importante lembrar que a separação é um processo que gera sentimentos, precisando ser entendidos, discutidos e superados gradativamente.

A Função da família na adaptação

Para a criança é difícil o fato de ter que se separar dos pais, de ficar desprovida do convívio familiar ao qual já estava habituada, mesmo que por algumas horas apenas, para passar a freqüentar um novo espaço, a lidar com novos desafios.
Tudo isso acaba por provocar a ansiedade, o medo, à insegurança. A forma pela qual muitas crianças manifestam os seus medos é através do choro, e isso é considerado normal por professores e estudiosos na área da Educação Infantil. Nesse momento a ajuda dos pais é fundamental, é importante que ao ver o choro do filho não o leve de volta para casa, pois agindo dessa maneira irá prolongar ainda mais o processo de adaptação, outro aspecto importante também é vir buscá-lo na escola no horário combinado.
BALABAN (1988) orienta que antes do início das aulas, sejam organizadas reuniões coletivas e individuais com os pais, para a escola expor aos mesmos a sua proposta pedagógica, os seus objetivos, explicando-lhes como se dá esse processo de adaptação, enfatizando que esse momento merece uma atenção especial.
Fica possibilitado nesse momento o esclarecimento de dúvidas, pois serão plantadas sementes nesse encontro para o estabelecimento de uma relação de confiança, afetividade e amizade entre escola e família.
É importante salientar que já existiram casos de pais que esqueceram o filho na escola e que este fato poderá criar um trauma irreparável na vida escolar da criança.

A Função do professor na adaptação

Quanto ao professor, este deve estar proporcionando um ambiente agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização, como músicas e danças, jogos e brincadeiras, histórias dentre outras, dessa forma o professor irá conquistar a confiança da criança e conseqüentemente facilitará o processo de adaptação e socialização da mesma, principalmente em se tratando da pré-escola.
O professor nesse processo aparece como mediador principal no contexto da adaptação à vida escolar. Assim como as crianças e os pais, nesse momento, também passa pelo processo de adaptação, pois a cada ano que se inicia novas experiências, novas crianças, novos pais serão conhecidos. As expectativas são muitas: como serão as novas crianças? Serei bem aceita por elas? Será que elas confiarão em mim? Ademais, a rotina de sala de aula e muitas vezes da própria escola são modificadas diante das peculiaridades encontradas no processo de adaptação.
Enfim, o professor é o principal mediador e tem que atender as expectativas dos pais, ganhar a confiança das crianças e de seus familiares e ainda, conduzir esse processo, além de trabalhar seus próprios sentimentos. Está sendo posto o tempo todo à prova e é necessário sempre ampliar e capacitar os seus conhecimentos.
COMBINAÇÕES PEDAGÓGICAS

ENTRADA: Até a hora do café, as crianças ficam juntas, sendo as seguintes turmas BerçarioI,II e maternal I e as turmas maternal II, Jardim I e II .

CAFÉ DA MANHÃ: Uma rotina que faz parte do dia a dia, onde é conversado sobre a importância dessa alimentação.

HORA DA RODA: Ao voltarmos do café fizemos uma roda onde é conversado como estão, e colocados outros vários questionamentos, como se alguém fez algo diferente ou tem algo a contar, logo é cantada uma musica de bom dia, dando assim inicio ao nosso dia.

CALENDÁRIO DO TEMPO: As crianças observam o tempo, e de acordo como está o t4empo é mudado a legenda do calendário.

AJUDANTE DO DIA: É escolhido um aluno de acordo com a chamadinha, para auxiliar a professora ao longo do dia.

ATIVIDADES: São realizadas atividades dirigidas para que os alunos desenvolvam e construam seus conhecimentos.

HORA DA FRUTA: Nessa hora é conversado com as crianças a importância, de se alimentar com frutas pelo valor nutritivo e saudável que as frutas possuem. Elas são servidas com diversos tipos de frutas que fazem parte do cardápio escolar.

ALMOÇO: Também é colocado a importância de uma alimentação saudável rica em verduras.

ESCOVAÇÃO: Uma atividade diária, onde é enfatizada a importância da higiene bucal.

SONINHO: Hora fundamental para as crianças principalmente aquelas que frequentam a creche em período integral. É neste momento que as energias são carregadas.
QUERIDOS PAIS

Estamos iniciando mais um ano, onde seu filho viverá uma nova etapa de sua vida, Pois é! Ele esta crescendo! Que bom!
Como você já sabe, inicio de ano é a fase de adaptação,e é muito importante paciência e também que você incentive-o mesmo que em alguns dias ele não queira vir para o cei, o que é bem normal nesta época, além do mais as vezes acontece aquele Chororô, mas não se preoucupe pois aqui ele será bem cuidado.
Acreditamos que este período de adaptação será um sucesso, pois para alguns estarão com a mesma turminha do ano passado, e sem contar o ambiente que já é super familiar e , desta forma facilita o bem estar dele, o seu, e todo o nosso trabalho.
Quanto aos novos alunos, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que ele se sinta bem acolhido, como se estivesse em sua própria casa.
Neste ano, nossa parte pedagógica, além do cuidar será totalmente voltada para o interesse primordial das crianças, construiremos projetos e planejamnetos de aula que seja um sucesso para o bom andamento das aulas e o desenvolvimento de seu filho.
Ah! Não esquecendo de nossas bagunças e muita festa que iremos fazer! Isso já é de praxe aqui no cei.
Que Deus nos ilumine para a prática de uma Educação de Qualidade.
E não esqueça que aqui você será sempre bem vindo!

Desejamos a todas as crianças e aos pais muito boas vinda!

Beijos Grandes
Equipe da direção e Professores.